7 benefícios das atividades extracurriculares para sua escola

Tempo de Leitura: 5 min
professor com alunos em sala de aula

As vantagens para uma escola que oferece atividades extracurriculares são muitas. Com esta iniciativa, seu estabelecimento se torna um polo educacional com resultados concretos que alavancam o sucesso do negócio.

Neste artigo, vamos explicar o que são as chamadas atividades extracurriculares, mostrar como elas são importantes para que sua escola dê este salto em qualidade e em ofertas de serviços para um público-alvo mais abrangente.

Confira tudo isso e veja, também, uma solução alinhada com as necessidades de quem quer garantir a sustentabilidade de um estabelecimento de ensino no mercado.

Afinal, o que são as chamadas atividades extracurriculares?

Como você sabe, a educação brasileira segue regras estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum, a BNCC. Estas diretrizes precisam ser obedecidas por todas as escolas do país. Aqui estamos falando de disciplinas bem conhecidas de todos como, matemática, biologia, língua portuguesa, química, geografia e física.

O aprendizado nestas matérias é considerado essencial. Tanto para quem sai do ensino médio e quer ingressar no mercado de trabalho, quanto para aqueles que vão prestar vestibulares ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e depois cursar uma faculdade.

Já as atividades extracurriculares são aquelas disciplinas que são opcionais, não integrando portanto a grade obrigatória que citamos acima.

Apesar de serem facultativas, as atividades extracurriculares garantem habilidades que são muito valorizadas na vida profissional e pessoal do aluno. Entre elas, estão alguns aspectos comportamentais, como empatia, comunicação e espírito de liderança.

Os estudantes que se qualificam nas atividades extracurriculares também desenvolvem muito mais seu poder criativo, raciocínio lógico e, principalmente, a capacidade de solucionar problemas complexos, inovar e administrar conflitos.

Por que elas são importantes?

Quando falamos em educação, logo nos vem à cabeça alguém ensinando e alguém aprendendo. As escolas têm como objetivo primordial gerar aprendizado.

Porém, num mundo totalmente conectado e onde os avanços tecnológicos alcançam velocidade surpreendente, um estudante se formar sabendo apenas as disciplinas comuns à BNCC não basta, concorda?

Os estabelecimentos de ensino precisam ser um ambiente que prepara os alunos para enfrentar as demandas pra lá de desafiadoras do mercado de trabalho.

Por isso, as atividades extracurriculares são fundamentais. Elas abrangem o desenvolvimento psicossocial e emocional dos estudantes. Eles aprendem muito do que os empregadores já exigem hoje — e vão continuar exigindo.

Em todos os segmentos, as empresas necessitam de profissionais cada vez mais qualificados. Isso inclui formações técnicas e também capacidades como autoconhecimento e inteligência emocional.

Outro importante benefício das atividades extracurriculares é a conexão com as disciplinas essenciais e obrigatórias nos currículos escolares brasileiros.

Os estudantes que têm a oportunidade de participar desta estratégia de ensino mais ampla conseguem ver muito melhor quais são suas aptidões natas.

Eles podem aplicar conhecimentos teóricos na prática. Isso acaba melhorando desempenho escolar e os prepara de fato para o mercado competitivo.

Além disso, quem faz atividades extracurriculares também se torna mais apto a ter uma convivência harmoniosa em sociedade.

7 benefícios das atividades extracurriculares para sua escola

1. Sintonia perfeita com o mercado de trabalho

As lições aprendidas em atividades extracurriculares complementam o aprendizado conquistado nas disciplinas essenciais.

Isso faz com que sua escola seja reconhecida como inovadora, antenada ao que o mercado de trabalho está buscando e pronta para formar cidadãos mais completos.

2. Diferencial competitivo

Pense na seguinte situação: ao consultarem escolas para realizarem a matrícula, os pais, responsáveis e alunos se deparam com uma opção que oferece atividades extracurriculares e outra que oferece apenas as aulas obrigatórias.

Qual você acha que vai se destacar? Certamente, aquela que oferece as atividades fora do currículo tradicional. Portanto, pense nisso como uma forma de diferenciar sua escola das demais.

3. Uma referência na sua região

Já pensou ver sua escola como uma referência no seu bairro e cidade? Pois saiba que as atividades extracurriculares podem ser uma ótima estratégia nesse sentido.

Isso beneficia largamente uma instituição de ensino em todas as suas esferas: área administrativa, corpo docente, gestores, demais funcionários e a comunidade onde ela está inserida.

4. Estratégia contra a evasão escolar

Os estudantes são seus clientes. Eles se sentem melhor atendidos quando se percebem desafiados diante de atividades diferenciadas.

Ao se tornarem mais satisfeitos, interessados, engajados e motivados, você evita a temida evasão escolar, um dos principais motivos da queda de rentabilidade dos negócios que lidam com educação.

5. Estreitamento das relações

Com as atividades extracurriculares no seu portfólio, sua escola demonstra que está dedicada a oferecer novidades, metodologias modernas de ensino e estratégias poderosas para fazer a diferença na vida dos estudantes.

Não somente dos atuais, mas oferecendo algo que possa ser usufruído pelos demais familiares.

Marketing Digital, Inglês, Desenvolvimento de Sistemas, Edição de Imagens e Ilustrações, Informática na Prática são alguns exemplos de cursos livres, considerados atividades extracurriculares.

Enquanto o filho cursa o ensino regular, a mãe pode estar matriculada em um desses outros. Como resultado, há um estreitamento das relações familiares e também entre aluno e escola.

6. Maior captação de alunos

Já falamos em retenção de alunos ao citar a evasão escolar. Mas donos de escolas, gestores e administradores escolares devem considerar que as atividades extracurriculares ajudam também a captar mais alunos. Como consequência, os resultados no âmbito financeiro são certos.

A adesão a esta estratégia não pode ser levada em conta somente para aplicação em escolas profissionalizantes. É o pulo do gato também para as regulares. Os benefícios são muitos e não podem ser desprezados de forma alguma.

7. Aprendizado contínuo e por toda a vida

Além de aulas mais diversificadas e divertidas, o desenvolvimento de habilidades fundamentais é valorizado pelos alunos que passam longas horas em sala de aula.

Ao atuar no campo das habilidades individuais, as atividades extracurriculares geram sociabilização, facilidade de integração e autoconfiança.

Neste sentido, uma das tendências que veio para ficar é o conceito de lifelong learning. Não ouviu falar deste termo? Trata-se de um aprendizado contínuo que acompanha o aluno por toda a vida.

Saiba mais sobre atividades extracurriculares em nosso artigo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA A ESCOLA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ