Como diversificar a oferta escolar e captar mais alunos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Fazem parte do cenário atual do setor da educação estudantes cada vez mais exigentes e uma concorrência bastante acirrada. Para liderar e conquistar mercado diante disso, a diversificação da oferta escolar pode ser uma boa estratégia. 

Esta é uma forma de gerar vantagens competitivas que destaquem a escola para atrair e reter alunos. 

E, hoje, ser capaz de utilizar estratégias que ajudem a oferecer mais produtos e serviços no polo educacional é um dos pilares para o sucesso do negócio. Essa solução colabora para alavancar as finanças, construir uma sólida reputação no mercado e conquistar o seu público.

Continue a leitura e compreenda mais sobre como adotar essa abordagem no seu polo educacional e conquistar melhores resultados.

Por que diversificar a oferta escolar?

A diversificação é uma tática importante para se destacar em um segmento que possui um grande número de players e novos entrantes.

Em linhas gerais, um polo educacional que comercializa um único produto apresenta um risco de negócio muito mais significativo do que aqueles que apostam na diversificação da oferta escolar.

Além de superar os concorrentes e alcançar margens superiores, a escola ainda conquista a preferência do seu público de interesse, o que se torna uma força para captar mais alunos.

Assim, a ampliação do leque de produtos ou serviços é uma das possibilidades que podem contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável da escola. Isso favorece a sua saúde financeira e gera valor agregado ao negócio.

Portanto, a partir de uma oferta escolar diversificada, é possível obter resultados bastante interessantes para o seu polo educacional. Dentre eles, equilíbrio financeiro, diferencial competitivo, escalabilidade e crescimento.

Afinal, como captar mais alunos por meio da diversificação da oferta escolar?

Existem diversas ações e estratégias que contribuem para otimizar a oferta escolar e captar mais alunos. Veja algumas ideias para seu polo:

Entenda e conheça seu público

Para atender as necessidades do seu público de interesse e ser efetivamente relevante, é preciso, de fato, compreendê-lo.

Esse cuidado é imprescindível ao avaliar a viabilidade de ampliar a oferta escolar. Afinal, a diversificação de portfólio deve ter como base as expectativas dos alunos.

Assim, você proverá uma oferta que realmente apresenta demanda e que, portanto, tem menos riscos e mais potencial de gerar lucro.

Para entender o seu público, uma boa estratégia é observar o comportamento. Por exemplo, em quais períodos a demanda de matrículas aumenta? Quais são as motivações dos alunos? Quais cursos são mais procurados por eles? Quais cursos eles questionam se seu polo não pensa em oferecer?

Nesse momento, você pode também ser proativo em sua análise. Por exemplo, se o seu polo oferece cursos de informática e atrai pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho, oferecer também cursos voltados para a aquisição de habilidades que aumentem a empregabilidade seria uma opção inteligente para fortalecer o seu negócio, não é mesmo?

Assim, conhecendo o seu público, você terá dados e informações relevantes que ajudarão a colocar em prática uma estratégia de diversificação da oferta escolar compatível com as necessidades do seu mercado.

E, ao oferecer uma solução educacional alinhada com aquilo que os alunos estão procurando, torna-se mais fácil captar mais estudantes, aumentar as vendas e gerar crescimento sustentável para o negócio.

Aposte em inovação

O mercado educacional brasileiro é caracterizado por ser promissor e competitivo. Portanto, é preciso implementar estratégias e diferenciais criativos e inovadores que justifiquem a escolha pelo seu polo.

Nesse contexto, diversificar a oferta escolar com soluções educacionais que melhorem a capacidade de resposta, tornem os processos mais inteligentes e reduzam o tempo de lançamento de novas melhorias é uma forma de gerar resultados positivos.

Quais exatamente? Uma posição de relevância no mercado, o aumento da satisfação dos alunos e a fidelização dos mesmos.

Experimente refletir sobre como a tecnologia pode ser uma aliada do seu negócio para oferecer uma experiência mais completa para os alunos, por meio de uma entrega mais ágil e um atendimento personalizado.

Lembre-se também de que a inovação ajuda a aprimorar processos, melhorar a qualidade da entrega e otimizar o atendimento. Inovar também proporciona o fornecimento de soluções educacionais consistentes e compatíveis com as expectativas dos alunos.

Gerencie seu portfólio de cursos considerando as diferentes fases dos alunos

Para ter sucesso em um mercado fluido e dinâmico, suas soluções educacionais não devem ser engessadas - é preciso avaliar e rever o portfólio do polo continuamente.

Ao oferecer as soluções que seu público efetivamente precisa, considerando oportunidades de aquisição de novas habilidades, o seu catálogo será uma poderosa ferramenta para capitalizar a diferenciação frente aos seus concorrentes.

Nesse contexto, uma estratégia para se obter diferencial tanto agora quanto no futuro é diversificar a oferta escolar considerando uma jornada completa de desenvolvimento para os alunos. 

O melhor caminho para colocar isso em prática é baseando-se no conceito Lifelong Learning, que consiste no aprendizado contínuo, que acompanha o estudante por toda a vida.

Portanto, é preciso entender de que forma sua escola pode atender os alunos nas diferentes fases da vida. Com isso, você estará proporcionando uma experiência única e duradoura que resultará em um valioso diferencial competitivo para manter a captação e a retenção de alunos como uma das forças de seu polo.

Se você está interessado em contar com esses benefícios da diversificação da oferta em sua escola, descubra mais sobre as soluções educacionais trazidas pelo Learning center do Skill.Ed.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS