Modelos de negócios de baixo risco

Tempo de Leitura: 3 minutos

Em um mercado cada vez mais instável, escolher um entre os vários modelos de negócios de baixo risco existentes exige pesquisa e discernimento. Há uma série de critérios e aspectos que precisam ser analisados a fundo. Porque não há, infelizmente, uma receita pronta de sucesso.

Tudo depende do perfil de cada empreendedor, da época, do segmento e do tamanho do seu bolso. Mas o importante é entender que sempre há uma oportunidade que se encaixa direito naquilo que você está procurando.

Modelos de negócios de baixo risco

Dê uma olhada nas opções abaixo. Afinal, a informação é a melhor arma na luta para ganhar destaque no mercado e alcançar alta rentabilidade com o menor risco possível. Vamos lá?

Licenciamento de marca e suas vantagens

Certamente, você já ouviu falar que licenciamento de marca é uma excelente oportunidade entre os negócios de baixo risco. Mas, muitas, vezes, os empreendedores não sabem o quanto esse sistema é vantajoso. Assinar um contrato para ser um licenciado significa arrendar os direitos de parte de uma propriedade intelectual protegida.

Desta forma, você passa a ter direito de uso de um nome, sua imagem e logotipo, entre outros itens. Enfim, recebe uma composição de mais de um destes elementos ou todos. Do outro lado, fica o licenciador. É ele quem continua dono ou detentor da propriedade.

Você pode atuar com esta ferramenta poderosa em centenas de segmentos. Quem nunca se deparou com produtos da Disney em uma loja de bairro? É que as propriedades mais exploradas no País são referentes ao entretenimento direcionado às crianças. De acordo com a Licensing Brasil Meeting, elas representam cerca de 70% do mercado de licenciamento.

Outro ramo bastante promissor é o da educação. Área bastante carente e com um espaço ocioso gigante para quem deseja atuar em negócios de baixo risco. A exigência por qualificação só cresce no mercado de trabalho.

Você pode, por exemplo, ter uma licença que oferece cursos de inglês. Melhor ainda, se puder também ministrar cursos livres em áreas de formação para a vida. Já pensou poder assumir uma marca já consolidada e top of mind?

O grande diferencial do licenciamento é ter rentabilidade por meio de margens mais altas devido à força da marca. O cuidado principal aqui é observar bem como será feito o contrato de licença entre as partes. Isso evitará problemas ao longo da parceria.

Tem que ser uma relação ganha ganha, ou seja, ambas tendo sustentabilidade no mercado e alcançando um público-alvo cada vez maior.

Limpeza e arrumação estão em alta

Não é só uma questão sanitária. O setor de limpeza, arrumação e organização já vinha apresentando resultados positivos há alguns anos. Na medida em que as relações trabalhistas entre patrões e empregados e os avanços da tecnologia evoluem, o mercado brasileiro vai se equiparando com o americano.

Pelo menos no que se refere aos serviços domésticos. Há menos disponibilidade de mulheres que aceitam deixar sua família na sua própria casa para ir trabalhar na residência de outras mulheres.

É mais vantajoso para elas serem funcionárias de uma empresa constituída para oferecer atividades de arrumação, limpeza e outras tarefas relacionadas, ganhando melhor e com mais benefícios.

Diante disso, quem abre negócio neste ramo tem risco bem baixo de não se sair bem. O investimento não é muito alto porque se trata, na prática, de fazer uma ponte entre quem precisa e quem está apta e disponível.

Se você quer se informar melhor sobre negócios de baixo risco, leia nosso artigo sobre licenciamento em educação e saiba todos os detalhes!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS