O mundo evolui numa velocidade que chega até a assustar. Porém, já se sabe que as escolas, por "N" motivos, não acompanharam o ritmo das transformações. Agora é necessário correr e oferecer métodos educacionais inovadores já que os alunos de hoje em dia têm um novo e exigente perfil.
As redes de ensino não têm outra saída a não ser entender a educação como algo dinâmico e que se renova sempre.
Neste cenário, algumas metodologias vêm se destacando. São propostas que visam a adoção de mais recursos tecnológicos como forma de engajar os alunos e evitar a evasão escolar.
Elas objetivam, também, aperfeiçoar o desempenho dos estudantes na medida em que esses absorvam mais rápida e profundamente os conteúdos.
O intuito destas metodologias de ensino é que os alunos se comprometam com maior envolvimento do que tem sido visto por meio dos métodos mais tradicionais.
Seja em salas de aulas físicas ou no formato EAD (Educação a Distância), o ideal é que os estudantes assumam o protagonismo de sua vida, do seu desempenho na escola e de suas carreiras profissionais.
E isso, sem dúvida, passa pela maneira como eles adquirem conhecimento.
Como funcionam as metodologias de ensino mais inovadoras?
Nos ambientes em que são implementados os métodos educacionais mais inovadores, os professores deixam de ser os únicos agentes com a responsabilidade de ensinar, transmitir novos conhecimentos e coordenar toda a dinâmica de envolvimento dos alunos em sala de aula.
Os estudantes buscam as informações em uma gama variada de fontes. Entre elas, as que estão no amplo mundo virtual e à mão de quem conta com um dispositivo eletrônico. São redes sociais, bibliotecas virtuais, sites, jogos, enfim, meios de interação possibilitados pela Internet.
A integração e a compreensão das mais variadas abordagens são mais facilmente acessadas. Usando estes métodos educacionais na sua escola, você passa a fazer uma gestão escolar de visão mais ampla e moderna.
Trata-se de uma nova forma de ensinar que resulta num aprendizado cada vez mais consciente e consistente. Os frutos dessa guinada aparecem nas avaliações de desempenho dos estudantes e no aumento de matrículas. E, como consequência natural, no crescimento de sua receita.
Ou seja, o investimento em métodos educacionais inovadores compensam.
Veja, agora, 3 métodos educacionais alinhados ao perfil dos alunos da nova geração
1. Ensino Híbrido
As comunidades escolares que oferecem uma educação aderente à realidade dos estudantes atuais apontam o ensino híbrido como metodologia ideal. O método adota a integração entre os mundos físico e digital como premissa principal para o desenvolvimento do aprendizado.
O ensino híbrido contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenvolve as competências digitais nos alunos.
Melhores resultados são esperados por meio do aumento de oportunidades pros alunos obterem informações e conhecimento por meio do uso de tecnologia e entretenimento como ferramentas.
2. Movimento Maker
Esta metodologia adota uma abordagem que associa várias disciplinas e vários professores em um mesmo projeto. As informações transmitidas formam um conjunto de saberes que se interagem entre si.
O estudante, por sua vez, passa a ver sentido nas coisas e percebe que os conteúdos de matérias como Física, Ciências e Matemática estão relacionados à História e à Educação Física, por exemplo. Afinal, o mundo funciona assim: com tudo interligado e onde um depende do outro para existir.
3. Metodologia Ativa
Na metodologia ativa, o aluno ocupa um lugar muito mais estratégico. Ele é o centro do processo de aprendizagem e ganha autonomia. Crianças, jovens e adultos em sala de aula têm à disposição informações que estão no Google, YouTube, etc. São games, estudos, exercícios e pesquisas.
O conteúdo é transmitido também pelo professor, que assume o relevante papel de fazer com que os estudantes se apropriem de tudo que coletam nos diversos meios de comunicação. Entre os novos métodos educacionais, a metodologia ativa é uma das que tornam o docente um mediador ao unir tecnologia, experiência e educação, estimular o debate de ideais e tirar dúvidas.
Conheça mais vantagens das plataformas interativas de ensino!