4 dicas para evitar evasão escolar

Tempo de Leitura: 2 min

A evasão escolar desequilibra até os melhores e mais criteriosos planejamentos financeiros. A queda da receita impacta negativamente em todos os setores da escola. Por isso, a evasão escolar precisa ser evitada. Há algumas estratégias um pouco mais complexas, mas a maioria delas é simples. 

Acompanhe este artigo e mão na massa. Já que este esforço é válido para qualquer época e as iniciativas devem ser implantadas de forma contínua. Cuidado importante: não espere o final do ano para contabilizar suas perdas e só depois agir. 

4 dicas para evitar evasão escolar 

Abaixo listamos 4 dicas para você evitar evasão escolar em sua escola. Confira!

1. Cursos livres e plataformas interativas de ensino 

Dentre as opções, uma ação praticamente infalível é ofertar, além da grade de disciplinas obrigatórias nos currículos escolares, alguns cursos diferenciados. Prefira os que visam o aprimoramento profissional. Você sabia que, para fazer isso, é possível ser um licenciado de uma marca já conceituada no mercado? É fato.

Hoje em dia, todos buscam pelo aprendizado de habilidades que garantam a qualificação exigida pelo mercado de trabalho. E quando isso ocorre no mesmo polo educacional onde o aluno já estuda, melhor ainda. Desta forma, você otimiza sua gestão escolar. 

Os cursos livres podem ir do inglês àqueles que desenvolvem habilidades comportamentais e técnicas . Esse saber acompanhará o aluno ao longo de toda a vida. Esta estratégia fideliza seus clientes.

Sua escola se aproxima ainda mais não somente do estudante, mas também de seus familiares. Eles podem passar a frequentar sua escola periodicamente fazendo estes cursos. 

2. Clima organizacional dentro da escola

Quando os gestores escolares fazem um estudo profundo, conseguem identificar todos os problemas que envolvem a evasão escolar. Entendem, então, que não basta apenas investir na qualidade do ensino. Claro que este fator é uma prioridade, mas cuidar do clima escolar é tão fundamental quanto.

Garanta processos que busquem a melhoria contínua do ambiente relacional da sua escola. Como vão os processos de atendimento? Qual a qualidade do relacionamento entre alunos e professores? Como anda a comunicação entre sua escola e os pais dos estudantes? E qual o nível de satisfação dos seus funcionários em relação ao local de trabalho? 
 
Respondidas estas questões, elabore um plano de ações para aumentar os índices de satisfação de todos os públicos de relacionamento. A qualidade das relações interpessoais permeia o sucesso de qualquer empresa. E na sua escola não é diferente.

Uma vez estabelecido um bom clima organizacional, o sucesso de todos os envolvidos passa a ser uma consequência natural. O fortalecimento dos vínculos reduz e pode até zerar os índices de evasão escolar.

3. Reforço e aconselhamento

Outra decisão que pode alterar positivamente o ponteiro da evasão escolar é criar um programa de mentoria pra melhorar o desempenho dos seus alunos. Geralmente, os mentores são os próprios professores que atuam também como uma espécie de conselheiros. Podem ser também alunos dos níveis superiores que mais se sobressaem.

Ambos formatos de suporte pedagógico oferecem atendimentos individuais ou em pequenos grupos, no contraturno. O aconselhamento e o reforço nas matérias em que os alunos apresentem mais dificuldades estreitam o vínculo entre eles e a escola.

O programa de mentores pode ser ampliado para fóruns de aconselhamento de carreira. Isso é bastante valorizado por alunos do ensino médio. Muitos estão em dúvida sobre em que áreas gostariam de atuar profissionalmente. Sem contar que estes canais são ótimos identificadores de turbulências, insatisfações e outros problemas que acarretam a evasão escolar. 

4. Inovação na forma de ensinar

Nas escolas mais tradicionais, o aluno ainda tem um papel passivo e até apático. Nesta abordagem, ele pouco cria, reflete ou experimenta as teorias na prática. Quando se envolve no processo de ensino, o aluno abandona a postura de espectador passivo para assumir o protagonismo.

Vale lembrar que em todos os países onde a educação se destaca, as atividades escolares são interdisciplinares. Existe total alinhamento entre as várias matérias. Busca-se relacionar os conteúdos ministrados em salas de aula ao contexto de vida dos alunos.

Deste modo, eles aprendem mais e melhor. E ficam preparados pra compreender o mundo em que vivem e superar desafios. Os professores atuam como guias no processo de aumentar conhecimento.

Além de evitar a evasão escolar, melhorar a percepção da sua marca pode favorecer seu negócio. Saiba mais sobre como fortalecer a marca do seu polo educacional!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS