Atividades extracurriculares: entenda a importância para seus alunos

Tempo de Leitura: 5 min
Aulas Extracurriculares: alunos em sala de aula

Investir em atividades extracurriculares é trazer para o seu polo educacional muito mais do que novos cursos, mas proporcionar um desenvolvimento cognitivo, social e técnico fora da grade curricular aos alunos.

Eles podem voluntariamente escolher as atividades de seu interesse, de acordo com sua necessidade e desejo e também conhecer e praticar novas habilidades que complementam o conhecimento. Além disso, ficam bem preparados para o mercado de trabalho e para a vida.

Vale lembrar que as atividades extracurriculares geralmente têm curta duração, são focadas e geralmente não necessitam de provas para obtenção de certificados. Isso atrai ainda mais os estudantes porque eles podem se dedicar às aulas sem pressão e cobranças.

Desta forma, acabam exercitando mais os aspectos emocionais e a criatividade, desenvolvendo-se de forma mais completa. Tudo isso traz mais capacidade para atuar positivamente na formação pessoal e profissional.

Ao cursar atividades extracurriculares, o aluno conhece novos colegas que se identificam também com a modalidade escolhida, amplia sua dedicação e vê despertado seu interesse para fazer mais cursos nessa modalidade.

>> Confira também Como oferecer uma educação inovadora no seu polo educacional

Sua escola também sai ganhando

Sua escola também será muito beneficiada ao adotar as atividades extracurriculares entre os serviços oferecidos. O polo educacional amplia seu quadro de estudantes, melhora sua imagem e ganha competitividade no mercado educacional.

Se o portfólio de atividades extracurriculares estiver alinhado com os interesses e necessidades dos alunos, você terá ainda estudantes satisfeitos, que vão funcionar como embaixadores da sua escola.

Isso contribui para captar mais alunos e aumentar o número de novas matrículas. Consequentemente, outro ganho para o seu negócio é evitar a evasão escolar.

E o melhor de tudo: as atividades extracurriculares geram receita para a instituição de ensino

O que são atividades extracurriculares?

As atividades extracurriculares são aquelas realizadas além da grade curricular normal e do projeto pedagógico fixo de uma escola.

Elas podem ser compostas por cursos livres, aulas e oficinas, sendo oferecidas pelo polo educacional com o objetivo de ampliar a formação dos estudantes.

Isso é feito por meio de práticas interdisciplinares que complementam o aprendizado e ampliam o conhecimento de cada um.

Visando a formação pessoal e profissional do aluno, as atividades extracurriculares significam um diferencial na bagagem educacional deles.

Elas ajudam em sua valorização dentro de um processo seletivo e podem ampliar a visão de mundo de crianças e jovens, aumentando a autoestima e melhorando a sociabilização.

Tipos de atividades extracurriculares

Instituições de ensino de qualidade podem oferecer vários tipos de atividades extracurriculares para ampliar a formação dos seus alunos. Elas podem ocorrer nos formatos presencial, a distância ou de forma híbrida.

Veja, a seguir, algumas modalidades muito procuradas pelos estudantes:

1. Cursos de idiomas

Falar uma segunda língua sempre será um diferencial. E até mesmo um fator decisivo de sucesso na carreira profissional. Além de ser importante para a vida pessoal, em casos de viagens, intercâmbios, etc.

2. Práticas esportivas

Ajudam no desempenho físico e emocional, desenvolvendo o senso de confiança, competitividade, disciplina, trabalho em equipe e até mesmo lazer. Exemplos: capoeira, balé, karatê, futebol, entre outras práticas.

3. Cursos tecnológicos

Tudo o que envolve o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionadas a tecnologia e ciência, raciocínio lógico, análises e soluções de problemas, compreensão de programas e ferramentas.

Por exemplo, robótica, informática, programação, games, entre outros.

4. Arte e cultura

Envolve cursos voltados à criatividade e arte, como design, gastronomia, artesanato, teatro, música, etc. São aprendizados que contribuem para aprimorar habilidades como autoconfiança e comunicação.

5. Habilidades profissionais

São aqueles que desenvolvem habilidades bastante valorizados pelas empresas, como gestão de pessoas, liderança, responsabilidade social, sustentabilidade, segurança do trabalho, qualidade e excelência, marketing digital, entre outros temas.

Qual a importância de oferecer atividades extracurriculares?

No momento em que a pessoa passa pelo processo de seleção no trabalho, o seu currículo é bastante analisado pelo recrutador, que vai observar todas as atividades extracurriculares listadas nele.

Isso tem um peso muito importante na hora de decidir pela admissão e significa que o candidato possui uma formação mais qualificada para o cargo. Quanto mais conhecimento tiver, mais valorizado será o profissional no mercado de trabalho.

Além desses benefícios, as atividades extracurriculares melhoram o desempenho do aluno em sala de aula, proporcionam a descoberta de talentos e contribuem para manter os estudantes motivados.

Se por um lado, é um ganho para o aluno, por outro lado, a escola também é uma grande beneficiária da oferta de atividades extracurriculares.

As instituições passam a ser mais conhecidas pelo incremento na qualidade de ensino, contribuindo para que se destaquem da concorrência, que utiliza somente o currículo tradicional.

Além disso, as escolas particulares acabam aumentando sua receita por conta das atividades extras, podendo dessa forma pensar em promoções para os alunos e atrair ainda mais interessados.

Outra característica importante e positiva é que a ampliação de atividades pode gerar mais empregos na escola, como a contratação de mais professores e demais profissionais para a área administrativa.

Agora que você já sabe os benefícios de atividades extracurriculares para seu pólo educacional, confira como ampliar seu portfólio de cursos e diferenciá-lo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA A ESCOLA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ