Como aproveitar melhor a estrutura predial da escola

Tempo de Leitura: 3 minutos

Quantas vezes os investidores buscam um novo investimento para realizar no mesmo segmento que já atuam, mas acabam não observando o que está a sua volta, hoje um dos principais pilares no nosso mercado educacional são as estruturas físicas que geram uma despesa muito alta e todos os gestores buscam uma solução para que possam otimizar, cada vez mais vem se discutindo a possibilidades de otimização dos espaços, mas sem que o aluno perca a qualidade. 

Para fazer uma análise de investimento o Mantenedor ou Gestor deve realizar muitos estudos, dentre eles, o mais importante é o investimento financeiro com estrutura que irá precisar realizar para abertura de uma unidade, e sem falar da incerteza que terá, pois essa unidade nascerá do “zero” e ele terá que sustentar todas as despesas até que a unidade atinja o ponto de equilíbrio, então, não seria melhor pensar em soluções que agreguem valores ao negócio que já está ativo e possa aumentar a sua lucratividade?

Entendendo a demanda da estrutura

Primeiro passo, é importante entender a demanda que o investidor tem com as aulas e uso da estrutura. Pensando nas possibilidades da sua estrutura educacional e no seu poder de investimento devemos pensar se temos salas vazias, não é mesmo? Então, para que possa dar início e aumentar suas possibilidades de receita/alunos, vai precisar identificar no quadro de horários, quais são os horários que temos menos alunos, assim identificamos os espaços da sua estrutura. 

Para cada espaço vazio o investidor poderá pensar em uma solução, colocando novos cursos, podendo ser de diversas áreas como curso de capacitação pessoal, tecnologia, administração ou até cursos inovadores de Youtuber. 

Neste momento o Diretor pedagógico da unidade deverá estar junto para que possa fazer uma análise mais detalhada das turmas, podendo assim fazer uma migração na virada de ano, isso trará uma maior receita e liberará mais espaços.

Quais produtos acrescentam na estrutura

Neste momento os gestores devem analisar ao máximo, pois já existem soluções no mercado que não há necessidade de adequação predial, o que lhe possibilita um retorno mais rápido e de fácil implantação. Deve conhecer mais o seu público, saber se já realizam cursos, quais os cursos e também quais têm mais interesse.

Analisando a transformação digital que vem ocorrendo nas escolas, faz com que os envolvidos pensem de formas diferentes, querem colocar apenas o que se refere ao momento, mas não podem deixar de pensar que o foco principal é agregar algo que atenda todos os alunos e o ciclo ao redor deles. Como o investidor deve pensar em ter uma estrutura com um portfólio com várias opções, assim conseguirá despertar o interesse do maior número de pessoas que estão no ciclo de convivência da escola.

Aproveitando minha estrutura em diversos horários

Quando se trata de setores educacionais, os investidores sempre estarão segmentado com um público alvo, isso faz ficar limitado a captação de novos alunos, atingindo apenas os que já tem e buscando os que estão nos concorrentes.

Para que o Mantenedor possa fazer uma análise detalhada do que possa fazer, a melhor forma é buscar uma solução que consiga atingir públicos diferentes, assim conseguirá atender em diversos horários, se ele atua com um público mais infantil, deve dar prioridade na captação de crianças, mas não pode deixar de fazer matrículas com os outros públicos que poderá ser do mesmo ciclo dos alunos, como familiares e amigos, a forma que mais os investidores olham hoje são soluções prontas que já possam conectar ao seu negócio e fazendo com que não gere desgaste com os alunos.

Conclusão

Portanto, é notável que os investidores façam sempre uma análise da estrutura predial, olhando desde o quadro de alunos/turma, para que consiga minimizar ao máximo a quantidade de turmas, olhem para o mercado e vejam quais são as soluções que mais se adequam ao seu modelo de negócio, mas sempre buscando uma diversidade no público alvo para que não seja mais uma solução segmentada e sim algo que possa agregar a todos.

Autor

Vinicius dos Reis

Consultoria de Soluções de Franquias

Departamento Comercial de Expansão Pearson Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS