Como aumentar a lucratividade da atividade educacional

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Muitos investidores hoje querem a famosa “receita mágica” para aumentar a sua lucratividade dentro do setor educacional, mas quantos buscam informações suficientes para melhorar o seu desempenho, será que os diretores pedagógicos estão realizando o acompanhamento necessário dos alunos, para que possa ter indicações? Será que estão buscando atualizações em um cenário que está em constante evolução? Já com relação a análise de mercado, será que hoje o Mantenedor Educacional está pensando no que pode acontecer com o seu mercado, tanto na parte interna com a capacitação de seus profissionais ao olhar clínico nos concorrentes.

Desta forma, é importante sempre estar de olho em todos os pilares da escola, para que sempre possa estar entendendo a fundo quais são as principais sustentações do seu modelo de negócio. Nos parágrafos à baixo será detalhado como devem agir em devidas circunstâncias.

Aumentando a lucratividade por meio de indicações

Quando o investidor pensa em aumentar sua lucratividade, esse é o principal ponto que se enxerga para o crescimento de sua margem de ganho, aumentar a quantidade de alunos, mas não se trata de uma tarefa fácil, pois deve fazer uma grande análise de mercado e ter uma estratégia bem sucedida.

Então para que ele consiga entender o mercado, sempre deverá olhar de dentro para fora o seu negócio, a partir deste ponto o primeiro passo será entender a realidade da sua unidade, saber se os seus atuais alunos estão contentes e se indicariam a escola, através desta pesquisa básica ele já consegue observar se conseguirá atuar com uma campanha de indicação para novos alunos do ciclo de amizade de seus alunos.  

Se a pesquisa foi satisfatória, agora será a hora da criação de campanhas, na qual deverá estar muito atento, pois deverá ser algo bem estratégico para que o aluno sinta a vantagem e tenha tempo de pensar em alguém para que faça a indicação.

Crescimento do ganho sem aumentar a quantidade de alunos

Este ponto é bem relevante quando o gestor da escola ou polo de ensino superior já tem um número considerado de alunos, e quer crescer ainda mais a sua margem de lucro, sem precisar alterar ou adquirir uma nova estrutura. A principal solução neste caso é realizar o modelo que possa agregar valor ao aluno que já está em sua estrutura e de modo satisfatório.

Como o aluno já faz parte da sua instituição educacional, entende que toda a aplicação realizada está fazendo a diferença no seu desenvolvimento pessoal e profissional, desta forma todos os produtos que podem ser colocados serão bem vistos. Podem então realizar pesquisas de mercado para encontrar uma solução completa que consiga atender as necessidades complementares como: Cursos profissionalizantes, cursos livres e cursos de qualificações rápidas e cursos de idiomas.

Desta forma, o aluno também se sente confortável em negociar um novo curso com quem ele já tem intimidade, além do mesmo poder realizar o curso com quem ele já tem o convívio pelos cursos já ofertados em sua estrutura.

Análise de mercado, para aumento de receita

Neste momento o planejamento de mercado é extremamente importante, pois identificar todos os pontos relevantes que a unidade tem perante o mercado de atuação irá abrir novos caminhos. Nesta análise o gestor tem que ficar atento com o mercado externo, como está a sua atuação diante dos seus concorrentes, é necessário realizar uma análise comparativa, para que possa entender quais são os seus pontos fortes e o que há necessidade de melhorias.

Todo futuro aluno na busca de uma nova instituição ou na troca sempre irá realizar um comparativo do que tem em sua unidade institucional com as demais da região.

Para que não seja pego de surpresa, a melhor estratégia é sair sempre na frente, pois dificilmente quem larga em primeiro na corrida terminará em último, e este cenário faz com que o Diretor escolar tenha o compromisso de sempre estar buscando ser atrativos e mantendo a sua unidade em destaque com soluções de inovação e explorando todo o time a se capacitar mais.

Conclusão

Neste artigo, o gestor consegue ter uma visão mais ampla das formas de como pode ter o aumento da sua lucratividade, deixando a sua escola com uma melhor rentabilidade, através das análises periódicas no mercado para que acompanhe as mudanças, e mantendo seus colaboradores sempre capacitados, além de realizar um trabalho de desenvolvimento dos alunos, para que consiga se fortalecer na região.

Sendo assim, o público local estará em busca de um centro de aprendizado no qual consiga desenvolver todas as habilidades que o mercado exige e olhará para a sua unidade como referência.

Autor

Vinicius dos Reis

Consultoria de Soluções de Franquias

Departamento Comercial de Expansão Pearson Brasil

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