Como diferenciar sua escola no mercado?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Escolas de sucesso são aquelas que conseguem transmitir de forma clara e atrativa o que oferecem aos alunos e que eles não encontrarão na concorrência. E isso está relacionado à estratégia de diferenciar a escola no mercado.

A cada ano, atingir a meta de matrículas e captação de novos alunos torna-se mais desafiador, principalmente para a escola que não busca se diferenciar e cujos serviços e marca não assumem uma posição de destaque na mente do público de interesse.

Para não ficar para trás e obter uma vantagem para vencer no mercado da educação, continue a leitura e confira dicas para ajudar a diferenciar sua escola. Acompanhe a seguir!

Por que é fundamental buscar formas de diferenciar sua escola?

A diferenciação é uma estratégia utilizada pelas empresas para distinguir uma marca, produto ou serviço de outros semelhantes disponíveis no mercado.

O objetivo dessa tática é ajudar as organizações a desenvolverem uma vantagem competitiva e definir propostas de vendas exclusivas e atraentes que diferenciam seu negócio da concorrência. 

Isso se mostra ainda mais importante em determinados setores, como o de educação, nos quais as barreiras de entrada de novos competidores caíram significativamente nos últimos anos.

Em cenários competitivos com um número crescente de players, a diferenciação torna-se um pré-requisito para a lucratividade ou, mesmo, para a sobrevivência de muitas empresas.

Afinal, com tantas opções de escolhas que têm atualmente, é preciso fornecer aos pais e alunos motivos para optarem por sua escola em específico. 

4 estratégias para ajudar a diferenciar sua escola no mercado

Uma estratégia de diferenciação permite que as escolas construam um plano eficiente para alcançar os alunos em potencial da maneira certa em momentos críticos em seus processos de tomada de decisão.

A seguir, veja algumas boas práticas para começar seu plano de diferenciação:

1. Fortalecer a marca de sua escola

Em qualquer mercado, os clientes confiam em marcas fortes. No setor de educação, isso não é diferente.

A marca da sua escola é seu cartão de visita para o mercado: é como seu negócio é identificado e lembrado.

Quando alguém vê o seu logotipo ou as divulgações da sua escola, isso imediatamente evoca uma percepção, seja admiração, indiferença ou outra coisa, dependendo da sua reputação e de como a marca da sua escola é vista. 

Além disso, para aqueles que não estão familiarizados com sua escola, a marca ajuda a criar uma personalidade que se alinha com seu propósito central, ajudando na construção de confiança em relação a ela. 

Dessa forma, uma boa estratégia para diferenciar sua escola é, justamente, diferenciar sua marca, criar associações positivas em torno dela para que ela se torne, também, uma força de vendas.

2. Demonstrar valor e resultados 

Diferenciar sua escola também tem relação com oferecer ao seu público de interesse argumentos aspiracionais.

Isso quer dizer, por exemplo, não focar sua divulgação apenas no catálogo de cursos oferecidos, como também em demonstrar como seus cursos podem ser o meio que o aluno procurava para atingir seus objetivos. Assim, você estará fornecendo valor a ele.

Além disso, você pode demonstrar outras vantagens possíveis com seus cursos, como prepará-los para uma nova carreira em menos tempo, por exemplo. 

E mais: pessoas confiam em pessoas. Então, você pode colher depoimentos de ex-alunos, por exemplo, falando sobre sua satisfação com os cursos, sobre como as habilidades adquiridas com eles mudou sua carreira ou possibilitou a conquista de uma vaga de trabalho, etc.

Dessa forma, sua escola se diferenciará por ir além de uma promessa, oferecendo valor e resultados. 

3. Ter um modelo desburocratizado

Vivemos na era da digitalização. Uma das implicações disso é que espera-se agilidade e facilidade de acesso em tudo. O modelo educacional ainda é visto por muitos como convencional e burocrático.

Sua escola pode se diferenciar ao oferecer o oposto disso. Você pode pensar em oferecer, além dos cursos livres presenciais, cursos online para o aluno fazer onde e quando quiser. Ter um processo de matrícula facilitado via internet, disponibilizar apoio às dúvidas 24 horas via chatbots, etc.

Pense no que faz sentido dentro da sua estratégia e que se alinhe às expectativas de seu público de interesse e avalie como pode facilitar a vida de seus alunos em todas as etapas desse relacionamento.

4. Oferecer cursos livres em diversas áreas do conhecimento

Uma estratégia poderosa para diferenciar sua escola é atualizar e diversificar seu portfólio de cursos. Cada vez mais as carreiras devem ser multidisciplinares, o que demanda aquisição de habilidades mais variadas. 

Por exemplo, quem quer atuar como designer, além de cursos de criação gráfica, poderá se interessar por curso de inglês para compreender tutoriais e referências estrangeiras, rotinas administrativas para gerir seu negócio, marketing digital para conquistar clientes para seu futuro estúdio de design, etc.

Com isso, você diferencia sua escola também oferecendo uma estratégia alinhada ao conceito Lifelong Learning, fidelizando seus alunos para adquirirem habilidades ao longo da vida.

Que tal descobrir mais sobre essa estratégia? Leia o artigo especial sobre como diferenciar seu polo educacional com cursos livres.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA A ESCOLA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ