Como oferecer uma educação inovadora no seu polo educacional

Tempo de Leitura: 4?min
mulher pensando em educação inovadora

Muito se fala sobre modernizar e inovar na área da educação, mas no que consiste uma educação inovadora?

Há diversas iniciativas que caracterizam essa abordagem, indo além da estratégia tradicional baseada em aulas majoritariamente expositivas, pouco interativas ou interdisciplinares e que demandam mais da memorização do que do desenvolvimento de habilidades dos alunos.

Além disso, escolas com uma educação inovadora desenvolvem práticas para estimular as múltiplas inteligências dos estudantes, incluindo competências socioemocionais, artísticas, comportamentais e outras.

Que tal compreender mais sobre como oferecer uma educação inovadora no seu polo? Continue a leitura e descubra mais sobre o que é esse conceito e quais medidas podem ser adotadas para que escolas ofereçam um serviço inovador aos estudantes.


>> Leia: Estratégias para Inovar na Gestão Escolar


O que é educação inovadora?

A educação tem passado por diversas mudanças nos últimos anos, visando promover uma modernização tão necessária para alinhá-la às demandas e ao perfil dos alunos.

A tecnologia é uma base e um meio importante para isso. Porém, a educação inovadora não se resume a isso.

A educação inovadora está alicerçada em práticas que tragam uma mudança de pensamento e da dinâmica convencional, tirando o aluno de um papel passivo e reativo para uma posição mais ativa e participativa.

Ele também torna-se responsável pela aquisição de conhecimentos e habilidades e por seu próprio desenvolvimento.

Além disso, a educação inovadora não é um modismo. É uma abordagem e um ajuste de mentalidade e de processos para se solucionar problemas. Também atua para potencializar propostas para que os processos de ensino-aprendizagem sejam mais efetivos e os alunos se tornem mais engajados.

Por que é tão importante projetar uma educação inovadora na sua instituição?

Muitas das práticas tradicionais de ensino são datadas de décadas atrás. De lá para cá, surgiram novas tecnologias, metodologias, conhecimentos e demandas do mercado de trabalho. O mundo não é o mesmo de então. E a educação também não deve ser.

As formas como as pessoas assimilam conhecimentos e adquirem habilidades também se tornaram mais diversificadas e mediadas pela tecnologia. A escola deve se adaptar a esse cenário, adotando medidas para acompanhar esses movimentos e preparar os alunos para este novo mundo.

Além disso, a educação inovadora possibilita ir além dos ajustes mais básicos e oferecer uma experiência mais qualificada e diferenciada, permitindo tornar seu polo mais competitivo e relevante em seu mercado.

Como desenvolver uma educação inovadora no seu polo educacional?

Primeiramente, é importante saber que educação inovadora não é sinônimo de gastos elevados. É possível inovar mantendo-se dentro do orçamento e promovendo melhorias impactantes para os estudantes.

Isso pode ir desde a reformulação de processos até a implementação de novas metodologias e da diversificação de cursos de aquisição de habilidades.

A seguir, veja algumas ideias para ofertar uma educação inovadora em sua instituição de ensino:

Metodologias de ensino

As metodologias ativas estão revolucionando a educação. Elas estão ajudando a colocar os alunos no centro de seu desenvolvimento, assumindo o protagonismo devido em seus processos de aprendizagem.

Essas metodologias são tão poderosas para uma educação inovadora porque permitem que o aluno deixe a postura passiva, apenas recebendo e memorizando informações, e passe para um papel ativo, construindo conexões, projetos e tomando a frente para adquirir conhecimentos e habilidades.

A sala de aula invertida, por exemplo, é uma metodologia ativa que possibilita que o estudante se prepare antecipadamente sobre o conteúdo.

Com isso, o tempo de sala de aula é utilizado principalmente para tirar dúvidas, participar de discussões, colaborar com os colegas, resolver problemas, desenvolver projetos, etc.

Conteúdo programático

Os cursos oferecidos em seu polo devem ser revisados e constantemente atualizados. Conforme a pesquisa Data Never Sleeps, diariamente são criados mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados em todo o mundo. Além disso, o ritmo de desenvolvimento das tecnologias e das ciências é cada vez mais célere.

Dessa maneira, conceitos podem se tornar rapidamente obsoletos, demandando das instituições acompanhar essa dinamicidade para realmente fornecer uma educação relevante e de qualidade para os alunos.

Personalização da aprendizagem

Todos temos nossas preferências e formas de aprender mais individualizadas. Uma educação inovadora leva esse fator em consideração, diversificando meios, canais e abordagens para potencializar a aprendizagem e promover processos inclusivos de aprendizagem.

No modelo tradicional, muitas vezes um aluno era considerado como tendo dificuldade de aprendizagem quando, na verdade, as metodologias empregadas é que não eram as mais adequadas para ele.

Esse gargalo pode ser corrigido com níveis cada vez mais elevados de personalização das experiências de aprendizado com o uso de plataformas e cursos interativos.

Eles têm recursos que exploram escuta, escrita, leitura, projetos, etc. e que respeitem o ritmo de aprendizado de cada estudante.

Tecnologia

Boa parte dos alunos já é constituída por nativos digitais. E quem não nasceu com as tecnologias disponíveis acaba se adaptando a elas, que mediam cada vez mais nossa rotina.

Assim, a educação inovadora leva este ponto em consideração e utiliza a tecnologia como um meio para oferecer experiências educacionais mais modernas, interativas e eficientes.

No entanto, é importante não apenas oferecer as tecnologias como também cursos que auxiliem na aquisição de habilidades para trabalhar com elas. O ideal é partir de cursos de informática básica até montagem/manutenção de rede, desenvolvimento de games/software/apps, etc.

Desenvolvimento de novas habilidades

Oferecer uma educação inovadora no seu polo é também preparar os alunos para terem boa empregabilidade em um mercado de trabalho cada vez mais mutável, dinâmico e competitivo.

Uma parte importante disso passa por ofertar cursos para aquisição e aperfeiçoamento de habilidades alinhadas com as carreiras em ascensão, como profissões associadas a marketing digital, TI e outras.

Ainda existem muitas instituições formando pessoas para funções e áreas que já estão ultrapassadas e que deverão ser automatizadas ou totalmente remodeladas. Uma escola comprometida com o seu sucesso e o sucesso dos alunos, entretanto, ajuda na formação de profissionais para o mercado de hoje e do futuro.

Lifelong learning

Uma educação inovadora é também aquela que desperta o gosto do aluno em aprender e que demonstra que o aprendizado é um processo que ocorre continuamente, ao longo da vida, em diferentes momentos e locais.

Assim, alinhar sua escola ao conceito lifelong learning é um passo para oferecer serviços mais inovadores e relevantes para um desenvolvimento constante e mais integral do aluno.

O foco deve ser em acompanhar e ajudar o estudante a adquirir habilidades ao longo de sua trajetória. Mais que isso, permitir ainda que os processos de ensino-aprendizagem possam ocorrer também fora das paredes da sala de aula.

Se você quer oferecer uma educação inovadora, abrangendo todas essas abordagens e mais, conheça a inovadora metodologia de ensino do Skill.Ed.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA A ESCOLA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ