Para crescer e obter melhores resultados em seu polo educacional é preciso acompanhar o mercado. Isso quer dizer que é necessário ser dinâmico e buscar melhoria contínua, tanto nos aspectos pedagógicos quanto administrativos e mercadológicos da escola. Com isso, será possível otimizar resultados e obter diferenciais competitivos.
Embora haja grande concorrência em muitos nichos da educação, a boa notícia é que há, também, muitos caminhos para obter vantagem e melhor desempenho em seu polo educacional.
Continue a leitura e descubra mais sobre maneiras de otimizar resultados de seu estabelecimento de ensino.
Por que é fundamental buscar formas de otimizar resultados de seu polo educacional?
Visto através de uma lente de negócios, o polo educacional é como qualquer outra empresa, isto é, precisa gerar resultados. Naturalmente, nesse caso, os resultados incluem, também, o desenvolvimento dos alunos.
Assim, a partir de uma abordagem holística, que inclua tanto aspectos financeiros e mercadológicos quanto os pedagógicos, é possível otimizar resultados para que seu polo educacional:
- Tenha mais equilíbrio entre custo-eficiência;
- Consiga se modernizar e se tornar mais competitivo;
- Obtenha mais facilidade na captação e retenção de alunos;
- Mantenha sua base de estudantes e corpo pedagógico satisfeita;
- Tenha escalabilidade e conquiste mais market share.
7 dicas para otimizar resultados e ter mais sucesso em seu polo educacional
Um estudo da Wallace Foundation, nos Estados Unidos, indicou que a liderança eficaz nas instituições também é primordial para o sucesso do aluno.
Isso quer dizer que é preciso aliar as melhores práticas de gestão com as pedagógicas para que os estudantes se engajem e aprendam e seu polo se torne referência em resultados em sua região.
Para isso, há diversas ações que, quando combinadas, potencializam seu retorno, incluindo:
1. Fazer ou atualizar seu planejamento estratégico
Resumidamente, o planejamento estratégico é um documento que traz o que seu polo educacional deseja alcançar no futuro e como planeja chegar lá.
Nele consta a direção de longo prazo de uma escola, com a definição de um passo a passo de como alcançar seus objetivos e tomar decisões sobre a alocação de recursos de forma alinhada com tais metas.
É constituído basicamente de três fases: avaliação e análise; escrever ou atualizar o documento e agir para alcançar as metas estabelecidas. Para dicas de como fazer o seu, veja o guia de planejamento estratégico preparado pelo Sebrae.
2. Melhorar processos de back office
Nas escolas, o back office fornece a espinha dorsal administrativa para as experiências de ensino e aprendizagem dos alunos. No entanto, a falta de processos eficientes pode significar que mais tempo e dinheiro são gastos em tarefas financeiras, de RH, administrativas e outras.
E uma das chaves para ter processos melhores e mais eficientes é evitar administrar as operações de maneira muito manual e baseada em papel.
Afinal, níveis desnecessários de burocracia e várias camadas de aprovação não agregam nenhum valor para seu polo educacional - pelo contrário, é algo que pode estar levando a perdas financeiras, produtivas e de qualidade.
Ter processos mais eficientes, com o apoio de um software de gestão, pode liberar orçamento e tempo que podem ser empregados em melhorar a experiência de seus alunos, as estratégias de captação e retenção e em outras atividades que gerem diretamente valor e resultados.
3. Ter estratégias de retenção também para professores/instrutores
Para manter um bom desempenho e conseguir otimizar resultados, também é importante manter ao seu lado os melhores profissionais.
Assim, crie um plano de RH para evitar altos índices de rotatividade na área pedagógica e para que seus melhores talentos permaneçam fidelizados. Isso pode incluir ter um bom clima organizacional, oferecer benefícios flexíveis e oportunidades de treinamento e desenvolvimento, entre outras ações.
4. Atualizar a infraestrutura do polo educacional
A infraestrutura de seu polo educacional também influencia na aprendizagem dos alunos e em sua satisfação. Fazem parte disso desde sua sede até os computadores e equipamentos de climatização de sua escola.
Quando o espaço é bem planejado, bem utilizado e bem cuidado, os alunos ficam mais engajados, as atividades podem ser personalizadas com mais facilidade, o aprendizado é facilitado e o feedback é mais eficaz - e tudo isso permite otimizar resultados e melhorar o desempenho de sua escola.
5. Entender o perfil de seu aluno
Cada aluno é único e possui um estilo de aprendizagem e interesses diferentes. Para criar uma estratégia eficiente, portanto, é importante buscar formas de saber mais sobre os estudantes.
Talvez eles estejam enfrentando problemas de empregabilidade ou pensando em deixar sua escola em busca de outra que ofereça inglês, por exemplo. Inteirar-se sobre essas questões permite que você aja proativamente e evite insatisfações e a perda de alunos.
6. Criar uma estratégia de marketing digital
Já se foi o tempo em que a maioria dos alunos, pais ou responsáveis folheava os anúncios de jornal em busca de um estabelecimento de ensino. Hoje, boa parte das pessoas recorre à internet para isso.
Então, para otimizar resultados e não perder oportunidades, é importante desenvolver uma estratégia de marketing digital para seu polo educacional. Isso ajudará a divulgar sua marca mais amplamente e a atrair novos alunos.
Além disso, diferentemente do que ocorria muitas vezes com o marketing tradicional, é possível ter um alto nível de personalização em suas estratégias, de modo a potencializar seus resultados e reduzir seus custos.
7. Diversificar a oferta de cursos
"Não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta" - essa frase, comumente utilizada no mundo dos investimentos para representar a importância da diversificação de carteira de ativos, também pode ser aplicada no cenário da educação.
Se seu polo educacional atualmente oferece um curso que é seu "carro-chefe", isso não é sinônimo de estabilidade ou de resultados duradouros.
Para reduzir riscos comuns a esse mercado, tão mutável e dinâmico, é importante ter outras possibilidades e não depender apenas de uma fonte para captar alunos.
É por isso que diversificar a oferta de cursos é tão fundamental para o desempenho atual e futuro das escolas.
Além disso, ao diversificar, você olha para as necessidades do mercado para, então, oferecer uma solução educacional que se alinhe a elas. E, ofertando algo que tem uma demanda, os resultados serão mais escaláveis para seu polo.
Nessa hora, você pode pensar em questões como: de quais habilidades os alunos precisam para ter sucesso nessa nova era digital? Quais carreiras estão em alta e que demandam a aquisição de habilidades que sua escola ainda não oferece?
Para mais dicas como essas para otimizar resultados, baixe o e-book Estratégias de Gestão Escolar na Prática e prepare seu polo educacional para um melhor desempenho no mercado.