Como ultrapassar a concorrência no mercado de educação

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O mercado de educação é conhecido por sua resiliência, demanda constante e boas oportunidades. No entanto, ele tem se tornado palco também de uma concorrência acirrada. 

Nos últimos anos, novos negócios nesse setor proliferaram em ritmo acelerado, tanto na educação formal, especialmente na modalidade EaD, quanto na educação livre, que oferece cursos de qualificação profissional, por exemplo.

A competição existe em todos os mercados. Ainda assim, muitos negócios saem na frente e anulam ou superam o efeito dos concorrentes. Como eles fazem isso?

Continue a leitura do artigo de hoje e descubra algumas ideias para conquistar uma posição de destaque no mercado para sua escola.

A importância da vantagem competitiva para ultrapassar a concorrência

As vantagens competitivas são definidas como capacidades para competir e sobreviver em uma competição. Elas são vistas, portanto, como o principal ponto de sucesso da empresa em relação aos concorrentes, através do qual ela fornece a seu público algo superior em relação à concorrência.

O ex-CEO da General Electric, Jack Welch, que também escreveu livros sobre competitividade, disse uma vez: “se você não tem uma vantagem competitiva, não compita”.

Essa frase traduz a dificuldade encontrada pelas empresas que oferecem algo que não se diferencia no mercado e na mente de seu público de interesse.

Nesses casos, muitas vezes, elas acabam se tornando reféns da disputa por preço e perdendo sua lucratividade, algumas fecham suas portas.

Por isso, ter vantagens competitivas torna-se uma necessidade para se conquistar sucesso em mercados de alta competição como o da educação.

7 ações importantes para ultrapassar a concorrência atuando no mercado de educação

Para obter diferenciação e vantagem a ponto de ultrapassar e neutralizar a concorrência de sua escola, é importante criar um plano que abranja estratégias combinadas, de modo a blindar seu polo contra a ação de seus concorrentes diretos. 

Entre essas táticas, podem estar:

1. Faça escaneamento competitivo

É importante que você compreenda quais soluções educacionais seus concorrentes fornecem ao mercado, qual o nível de excelência em seus serviços, canais de atendimento utilizados, tipo de infraestrutura oferecida, posicionamento de marca, etc. 

A partir desse entendimento, você saberá quais os pontos fortes de sua escola que podem ser explorados e quais pontos devem ser melhorados para fornecer aos alunos uma experiência superior. 

2. Não ofereça um curso, mas uma solução

Você e seus concorrente diretos têm o mesmo público-alvo. Se sua escola consegue identificar as necessidades dos alunos em potencial melhor do que seus oponentes, é mais provável que o aluno escolha o seu polo.

Mas, para obter esse tipo de resultado, é importante mudar o mindset. Não fale apenas de cursos e conteúdos programáticos, fale também em como é possível resolver dores e problemas de seu público com as suas soluções educacionais.

Assim, você não estará vendendo cursos e sim soluções, e isso tem um potencial de diferenciação bastante grande a ser explorado.

Então, busque detectar os problemas reais de seu público e tente resolvê-los. Se o problema é, por exemplo, empregabilidade, que tipo de habilidades é preciso adquirir para conquistar uma vaga nas empresas de sua região?

A partir desse estudo, você poderá incluir em seu portfólio novos cursos de aquisição de habilidades que realmente supram uma demanda importante para seus alunos.

3. Tenha uma infraestrutura moderna

Com tantas opções disponíveis, dificilmente o aluno irá começar ou continuar seu relacionamento com uma escola que não forneça boa climatização, ambientes confortáveis e equipamentos atualizados, não é mesmo?

Então, preveja no orçamento anual de seu polo melhorias que contribuam para oferecer uma melhor experiência aos alunos e uma infraestrutura acima da encontrada na concorrência.

4. Forneça um ótimo atendimento ao seu público

Oferecer um atendimento ao cliente excelente e memorável é uma ótima maneira de fidelizar seus alunos e se diferenciar da concorrência.

E isso não passa apenas pelo atendimento para fechar a contratação de cursos, mas também para tirar dúvidas, fazer um acompanhamento de sua satisfação, ouvir suas sugestões, checar se ele recomendaria ou não sua escola (e porquê), pela recepção em sua chegada no polo, etc. 

Por mais que os cursos de seu portfólio sejam qualificados, se o atendimento deixa a desejar, é provável que a concorrência esteja ultrapassando sua escola e captando seus alunos insatisfeitos. Portanto, não abra essa margem.

Lembre-se: quanto melhor for seu atendimento ao cliente, mais alunos sua escola poderá atrair e reter ao longo do tempo com altos níveis de lealdade.

5. Crie uma proposta alinhada ao conceito Lifelong Learning

Ultrapassar a concorrência no mercado da educação tem relação não apenas com atrair mais novos alunos como também com não perder seus alunos atuais para a concorrência. 

Assim, para vencer a concorrência, é importante fidelizar e manter em sua base os alunos já captados. E um dos caminhos mais promissores e eficientes para isso é alinhar-se ao conceito Lifelong Learning.

Isso quer dizer que você buscará oferecer soluções para seus alunos em seus diferentes estágios de vida.

Pode começar, por exemplo, com um curso de inglês na adolescência, seguido por um de informática ou de rotinas administrativas para prepará-lo para ingressar no mercado de trabalho. Depois, ele pode precisar de atualização profissional, e você pode oferecer soluções educacionais para isso.

Assim, você o mantém retido por, de fato, se comprometer em acompanhá-lo em sua jornada, oferecendo algo de valor para ele ao longo de sua trajetória. 

6. Desenvolva a presença online de sua marca

Não é suficiente no mercado competitivo de hoje ter cartões de visita, panfletos e um site genérico. Para se posicionar à frente da concorrência, é fundamental também desenvolver a presença digital de sua escola, indo onde seu público de interesse está: na internet.

Isso pode incluir ter perfil nas redes sociais e promover interações nessas redes com seu público. Ainda, fazer anúncios em buscadores, atualizar seu site para ser responsivo (funcionando também adequadamente em dispositivos móveis, etc.).

7. Expanda sua oferta 

Ultrapassar a concorrência é ir além dela. E um modo de fazer isso é atualizando seu catálogo de cursos, agregando a ele soluções educacionais inovadoras e com bom potencial de atratividade e lucratividade

Oferecer cursos para aquisição de habilidades em informática, por exemplo, é algo fundamental hoje em dia. Curso de inglês é outra grande demanda de mercado que sua escola pode ajudar a suprir. Habilidades em marketing digital, programação, RH e em outras áreas promissoras também podem ser oportunizadas em sua escola.

Portanto, faça uma pesquisa sobre cursos livres essenciais que seu polo pode oferecer para se destacar daquilo que seu concorrente disponibiliza e, assim, agregar diferenciação aos olhos do mercado.

Se você se interessou por essa ideia e está pronto para ultrapassar a concorrência, descubra mais sobre os recursos da solução Skill.Ed para impulsionar seu polo educacional.

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