Conheça as vantagens das plataformas interativas de ensino

Tempo de Leitura: 3 minutos


As tecnologias têm revolucionado nossas formas de se comunicar, trabalhar e também de aprender. De fato, há bastante tempo se fala sobre os desafios da educação em acompanhar as inovações tecnológicas. E uma das respostas a essa questão importante são as plataformas interativas de ensino.

As ferramentas que fazem uso de recursos tecnológicos com propósitos educacionais já estão promovendo diversas mudanças nesse cenário, trazendo diversos benefícios para o processo de ensino-aprendizado ao redor do mundo inteiro. Por isso, neste artigo, descubra mais sobre o que são as plataformas interativas de ensino e quais são as principais vantagens proporcionadas por elas no âmbito da educação. Acompanhe!

O que são as plataformas interativas de ensino?

As plataformas interativas de ensino - também chamadas de sistema de gestão de ensino e aprendizagem (do inglês, Learning Management System, ou LMS) - compõem as metodologias de ensino-aprendizagem que se desenvolveram junto com a consolidação da tecnologia na educação.

Elas são recursos que proporcionam a interação entre o aluno e os dispositivos multimídia, como é o caso de tablets ou computadores, colaborando para uma aula muitas vezes mais dinâmica, moderna e focada em atender diversos perfis de aprendizagem. Assim, essas ferramentas também podem contribuir para a assimilação e retenção de conteúdo trabalhado em sala de aula.

Como são as aulas com as plataformas interativas de ensino?

As aulas com as plataformas interativas de ensino integram o aluno, a tecnologia e o conteúdo. Dessa forma, essas aulas costumam ser bastante envolventes. Afinal, a adição de recursos tecnológicos torna as apresentações mais dinâmicas e também mais interessantes para os estudantes.
Nessas aulas, vídeos, áudios, animações, games, entre outros formatos de conteúdos são apresentados de modo interativo e muito mais imersivo, promovendo o interesse dos alunos. Além disso, muitas vezes, aceleram a compreensão dos materiais, já que levam em consideração vários perfis de aprendizagem.

Por que as plataformas interativas de ensino são importantes no contexto atual da educação?

Hoje, boa parte dos estudantes já faz parte de um grupo conhecido como nativos digitais. Isto é, são pessoas que já nasceram em um mundo repleto de tecnologias digitais e, sobretudo, com a internet já fazendo parte de seu dia a dia. E isso faz muita diferença na forma como essas pessoas se relacionam, trabalham e aprendem. Portanto, não faz sentido que elas estudem de maneira diferente.

De forma geral, os nativos digitais apresentam mais interesse e engajamento em aulas dinâmicas, fluídas e que utilizem recursos como a internet, aplicativos e até jogos para expandir suas possibilidades de aprendizado. Dessa forma, esses novos modos de pensar, criar, produzir, comunicar, relacionar e aprender demandam novas estratégias também na educação. E as plataformas interativas de ensino mostram-se bastante favoráveis às novas demandas da educação, inclusive agregando diferenciais valiosos para a captação e retenção de alunos nas instituições de ensino.

Quais são as principais vantagens das plataformas interativas de ensino?

Quando se compara as aulas que fazem uso de plataformas interativas de ensino com aquelas que seguem os moldes de aulas mais tradicionais, alguns diferenciais e benefícios são evidenciados. Entre eles, podemos destacar:

1. Recursos para um aprendizado mais qualificado e consistente

Conforme dados trazidos pela Visual Teaching Alliance, 65% das pessoas aprendem melhor de forma visual. Por isso, sua performance costuma ser ainda melhor quando elas contam com recursos visuais entre as ferramentas de aprendizado.

Desse modo, as plataformas interativas de ensino possibilitam recursos importantes para esse grande público, como vídeos, criando melhores condições de aprendizado para muitos estudantes.

2. Adaptação conforme as necessidades do estudante

Por meio de recursos como a inteligência artificial (IA), as plataformas interativas de ensino geram relatórios personalizados e individualizados sobre o desenvolvimento de cada aluno. A partir disso, os dados podem ser utilizados por professores e gestores para otimizar o processo de aprendizagem de cada um e acelerar seus resultados e das turmas.

3. Feedback contínuo e imediato

Com as plataformas interativas de ensino, é possível acessar dados sobre a performance dos alunos através de gráficos e indicadores. Com isso, o acompanhamento sobre o desempenho dos estudantes é constante e contínuo, o que ajuda tanto o estudante quanto o professor a fazerem as adaptações necessárias para potencializar o aprendizado.

4. Incentivo à falta de concentração

Por vezes, algumas aulas tradicionais funcionam como longas palestras, deixando o aluno na posição passiva de ouvinte. Hoje, sabemos que aulas pouco estimulantes criam apatia, estimulam a evasão e prejudicam o aprendizado. Por isso, a educação no mundo todo está mudando e evoluindo.

Nesse sentido, as plataformas interativas de ensino fornecem estímulos para captar e manter a atenção, bem como incentivar a concentração do aluno. Assim, promovem seu engajamento. Com isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada do processo de ensino-aprendizagem, desde que tenha um propósito claro e seja inserida contextualmente em sala de aula.

5. Favorece a empregabilidade dos alunos

Segundo dados de um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 90% dos egressos de cursos tecnólogos e de qualificação, como são as formações com plataformas interativas de ensino, estavam empregados. Isso pode ocorrer porque, geralmente, os conteúdos trazidos nessas plataformas são atualizados e contextualizados, favorecendo a aplicação prática do conhecimento. E isso pode ser um diferencial importante para o egresso em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Além disso, é importante ressaltar que ter resultados como esses é um grande diferencial também para a instituição de ensino que oferece o aprendizado dessas habilidades. Assim, as plataformas de ensino interativas também beneficiam as instituições que as adotam.

Por fim, há diversos outros benefícios ao se utilizar as plataformas interativas de ensino, incluindo:
  • Possibilidade de o aluno aprender conteúdos de modo personalizado e individualizado, conseguindo avançar na matéria conforme seu próprio ritmo e seu desenvolvimento;
  • Flexibilidade nos horários das aulas e estudos;
  • Mais autonomia para o aluno ser o protagonista de seu processo de aprendizagem;
E então, o que você achou de todos esses benefícios possibilitados pelas plataformas interativas de ensino? Para ver como são aplicadas na prática, confira como elas são inseridas na metodologia de ensino do Skill.Ed!



ÚLTIMAS NOTÍCIAS