Fortalecimento de marca escolar: saiba como fazer branding

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Você já pensou no que pode ser feito para incentivar o fortalecimento de marca escolar de seu negócio? Preocupar-se com o branding e com todos os elementos e as ações que o compõem, como identidade visual, logo, posicionamento e outras estratégias, que podem potencializar os seus resultados.

No entanto, antes de elaborar tais estratégias, é necessário compreender o conceito de branding que, resumidamente, é o trabalho de desenvolvimento e gestão de uma marca.

O objetivo é tornar a marca mais conhecida e forte no mercado e, consequentemente, mais rentável e preferida pelo público de interesse.
Você sabia que, conforme um estudo, marcas fortes podem ter, em média, três vezes mais volume de vendas do que aquelas consideradas fracas? Assim, mesmo sendo um ativo intangível, a marca proporciona resultados bastante tangíveis e positivos para os negócios.

E hoje, com tecnologia, metodologias e produtos tão comoditizados, a marca é um dos maiores elementos diferenciadores entre empresas e que ajuda a garantir seu sucesso no mercado.

Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre como trilhar este caminho e orientar seu branding para promover o fortalecimento de marca escolar de seu polo educacional. Acompanhe a seguir!

1. Para o fortalecimento de marca escolar, tenha atenção com a sua identidade visual

Logotipo, papelaria, aplicações e tudo que diz respeito à identidade visual da marca devem estar contidos em um manual de identidade visual (MIV). 

Desse modo, será possível criar regras e padrões para uma comunicação consistente em todas as peças e mídias. Assim, será muito mais fácil ser percebido e reconhecido pelos clientes.

Quando não se tem esse tipo de cuidado, é comum que a marca seja aplicada de formas diferentes e sem padrão, o que prejudica a sua identificação e consolidação.

No caso de polos educacionais, o MIV deve abranger também, entre outras coisas, como a marca deve ser utilizada na fachada, nos uniformes dos funcionários, nas redes sociais, folders, banners de divulgação, etc.

2. Faça o registro de sua marca

Este é um aspecto muitas vezes negligenciado. No entanto, ele será fundamental para seu negócio no longo prazo. Fazer o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) assegura que você é realmente a detentora da marca. Isso garante a exclusividade na sua utilização, o que é fator-chave para desenvolver o fortalecimento de marca escolar.

Sem isso, outras pessoas ou empresas poderão utilizar sua marca indevidamente, o que pode levar à perda de mercado, de clientes, de credibilidade e, até mesmo, de direito de uso de sua própria marca.

3. Faça sua marca ser evidenciada em canais estratégicos

Criar um site é fundamental para o fortalecimento de marca escolar. Afinal, hoje a jornada do cliente inicia com uma pesquisa na internet para encontrar e selecionar polos que ofereçam o aprendizado de habilidades de interesse.

No site, você poderá contar a história do seu polo, explicar a metodologia de ensino da instituição, expor seus diferenciais, formas de contato, etc. Ter uma página destinada a um blog também é uma excelente oportunidade para se firmar como referência no segmento e fortalecer sua marca.

Além disso, descubra em quais redes sociais está o seu público-alvo: Instagram? Facebook? LinkedIn? Crie conteúdos específicos para cada canal, divulgue seus produtos, elabore conteúdos e interaja com sua audiência para tornar sua marca mais conhecida e lembrada.

4. Faça co-branding para geração de valor

Co-branding se refere à união de duas marcas, com o intuito de gerar mas força para sua marca, mais lucro, melhorar a imagem da empresa perante o mercado, além de promover a expansão do market share.

Para dar esse passo, é importante escolher uma marca que tenha afinidade com a sua e que tenha valores e uma relação com o mercado parecidos com os da sua instituição.

No ramo educacional, isso pode ser feito por meio do modelo de licenciamento. Assim, por exemplo, você pode encontrar uma marca do mercado de educação que tenha credibilidade e força e associar-se a ela tornando-se um parceiro licenciado. Em troca, você terá, além da transferência de know-how, a transferência de reconhecimento no mercado.

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