Funil de vendas para captação de alunos: saiba como usar em seu polo educacional

Tempo de Leitura: 4 minutos

funil de vendas é a ferramenta ideal para construir uma estratégia de captação de alunos sólida e efetiva e que vai garantir a escalabilidade e o sucesso de seu polo educacional.

É o funil que ajuda a conhecer, acompanhar e otimizar a jornada que leva à matrícula de novos alunos, contribuindo para que diferentes etapas e setores dentro de sua instituição estejam alinhados e orientados à atração de mais estudantes.

Embora seja inicialmente uma estratégia de marketing, o funil de vendas para a captação de alunos pode ser utilizado para otimizar a gestão escolar.

A tomada de decisões importantes, como a forma de apresentar o aprendizado de novas habilidades e talentos, pode ter como base informações extraídas do seu funil de vendas, tornando o processo de atração de alunos mais rápido e certeiro.

Neste artigo, compreenda mais sobre o que é o funil de vendas para captação de alunos e veja dicas de como adaptar essa ferramenta para melhores resultados em seu polo educacional. Acompanhe a seguir!

O que é um funil de vendas?

A representação visual pode ser um bom apoio para compreender esse conceito. Um funil, como sabemos, é uma ferramenta utilizada para filtrar determinados líquidos, certo? Portanto, o funil de vendas é, também, uma ferramenta que ajuda a filtrar a captação de alunos para sua instituição.

Um funil de vendas é, portanto, a representação visual da jornada do aluno, descrevendo desde o primeiro contato com a sua marca até a decisão de matrícula.

Assim, com o funil de vendas, é possível identificar as etapas de decisão de um aluno em potencial.

É possível, por exemplo, que ele já conheça sua instituição de ensino e precise de mais argumentos para realizar sua matrícula. Ou, ainda, que ele desconheça totalmente sua marca e precise ser apresentado à sua proposta de valor.

As etapas do funil de vendas para usar na captação de alunos

O funil de vendas na captação de aluno é composto por diferentes etapas trilhadas pelos alunos em potencial. Podemos classificá-las em:

Atração (topo do funil)

É o momento em que o público ainda necessita ter uma primeira interação com sua marca. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, desde a publicação de um anúncio até uma ligação ativa para prospecção.

Para esse ponto inicial do funil de vendas, é importante conhecer os diferentes canais de tráfego que façam sentido para a captação de alunos alinhados à proposta de sua escola.

Nesse estágio, é importante fornecer também materiais de apoio (como publicações no blog de sua escola) para que o aluno em potencial compreenda melhor sua própria necessidade.

Por exemplo, ele pode estar buscando melhores oportunidades de carreira. Se seu polo oferece cursos de inglês, você pode, então, fazer um conteúdo informativo demonstrando como dominar outro idioma pode facilitar esse processo e melhorar sua empregabilidade.

Captura (meio de funil)

Esta é a etapa de qualificação do funil de vendas ou, como é dito em marketing, a captura de leads. Um lead é um contato qualificado, que demonstrou interesse em adquirir o que sua marca tem a oferecer.

Essa captação pode ocorrer após uma palestra, uma aula experimental, etc. É importante lembrar que a pessoa torna-se um lead de forma espontânea, quando ela se interessa pelo contato inicial, compartilha suas informações e busca conhecer mais sobre seu polo educacional.

Seleção (entre meio e fundo de funil)

No segmento educacional, é importante destacar o processo seletivo que pode surgir no caminho da aquisição de habilidades do futuro aluno. Essa etapa é importante para estimular o gatilho mental da escassez, isso é, fazer com que o futuro aluno valorize a proposta de sua escola e considere evoluir nesse relacionamento.

Para que o potencial aluno captado não saia de seu funil, é essencial oferecer muitas informações sobre seus cursos e diferenciais do polo, estruturando-as da forma mais envolvente e relevante possível.

Outra ação importante é ter em seu site diversas maneiras para o interessado dar o próximo passo, com opções para marcar uma apresentação com sua equipe comercial, solicitar informações adicionais ou se inscrever.

Inscrição e matrícula (fundo de funil)

Nesse ponto da estratégia de captação de alunos, seu lead já está qualificado, preparado e tem o perfil ideal.

Para a conversão, de fato, ocorrer, é importante, por exemplo, oferecer evidências práticas para levar à matrícula. Podem fazer parte disso depoimentos de alunos satisfeitos, histórias de sucesso de ex-alunos de seu polo, taxas de alunos que encontraram uma colocação no mercado, etc.

Por fim, é válido lembrar que, apesar da estratégia ser representada por um funil, é importante ter em mente que esse não é o fim do processo. Por isso, o ciclo de vendas continua e o monitoramento pode gerar insights para futuras estratégias.

O número de alunos atraídos ou matriculados pode servir de base para ajustar as ações futuras de captação de alunos.

Por exemplo, se mais alunos atraídos a partir de anúncio em redes sociais apresentaram conversão em matrícula, vale aposta e mais nesse tipo de canal para elevar a captação de novos alunos.

Por último, lembre-se de que, para a jornada do aluno continuar, especialmente em uma estratégia de lifelong learning, é crucial desenvolver ações de retenção após sua captação.

Se você quer mais ideias para captação de alunos e para ter mais eficiência em seu funil de vendas, considere ofertar cursos livres em seu polo educacional. Descubra por que oferecer cursos livres na sua escola pode ser a chave para isso!



ÚLTIMAS NOTÍCIAS