Portfólio de cursos: como ampliar o seu polo educacional

Tempo de Leitura: 3 min
portfólio de cursos: homem lendo no ipad dentro da biblioteca

Quanto mais diversificado for o portfólio de cursos num polo educacional, maior é a probabilidade do negócio decolar apresentando maior lucratividade.

Ao ampliar o leque de opções de desenvolvimento, aumentam também a satisfação e o engajamento dos estudantes. Ou seja, todos saem ganhando.

Claro que os estabelecimentos de ensino que oferecem o ensino tradicional têm aí o seu principal produto. Porém, mesmo assim, é possível e promissor colocar em prática a ampliação do portfólio de cursos. Como fazer? É fácil e o custo é baixo. Confira!

O avanço das tecnologias permite que os gestores de ensino tomem decisões mais acertadas e inovadoras ao mesmo tempo. Os objetivos voltados tanto à pluralidade quanto à maior acessibilidade na educação fazem parte deste contexto.

A oferta de cursos livres, que geralmente têm curta duração e são capazes de desenvolver as habilidades e competências que aumentam a empregabilidade das pessoas, é a cereja do bolo para as escolas que visam aprimorar a lista de serviços oferecidos.

Hoje em dia, um polo educacional tem a oportunidade de oferecer a qualificação que o mercado de trabalho demanda.

Mas, afinal o que são cursos livres?

Inglês e ouros idiomas estrangeiros, marketing digital, design, programação e desenvolvimento de sistemas, informática, matemática, edição de imagens e ilustração são apenas alguns dos temas que norteiam os conteúdos administrados nos chamados cursos livres.

Geralmente, os cursos livres são massivos, atemporais e flexíveis. Alguns têm aulas gravadas e comunicação assíncrona. Outros têm aulas ao vivo e interação síncrona. E a maioria reúne tudo isso.

Como já dissemos, o tempo de duração é mais curto do que no aprendizado tradicional. Porém, isso varia bastante conforme a instituição de ensino.

Portfólio de cursos ampliado e captação de alunos

O interesse dos alunos por escolas que oferecem um portfólio de cursos mais amplo e diversificado só cresce. Um dos motivos é que sem uma diretriz curricular mais específica, os estudantes nem precisam de comprovações acadêmicas anteriores.

Muita gente busca se aperfeiçoar para alcançar melhores oportunidades de trabalho, salários mais atraentes e vagas em empresas com benefícios mais interessantes. Esta atualização faz com que haja crescimento na carreira escolhida ou até mesmo uma mudança de rota profissional.

Veja como criar e ampliar o portfólio de cursos no seu polo educacional

Para diversificar seu portfólio de cursos, uma alternativa com alta rentabilidade e baixo risco é oferecer aprendizado interativo e sempre atualizado. É isso que os estudantes estão buscando.

É importante também procurar oferecer cursos que foquem no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais que tenham alta demanda de mercado.

Outro critério importante para considerar na hora de criar um portfólio de cursos é pensar em opções de aprendizado que acompanham o aluno por toda a vida.

É o chamado conceito lifelong learning, que prevê soluções exclusivas que seguem um aprendizado contínuo e respeitam as necessidades de cada fase da vida do estudante.

Por exemplo, você pode ter no portfólio um curso de inglês voltado para crianças, cursos de informática adequados para a faixa da adolescência e cursos de habilidades administrativas para jovens com idade para ingresso no mercado de trabalho.

É importante também que o conteúdo dos cursos proporcione novas experiências de aprendizado para estudantes não só em diferentes fases da vida, como também em diferentes áreas do conhecimento.

Com essa estratégia, você fideliza alunos, os mantém por mais tempo na sua instituição de ensino e melhora o potencial de geração de receita do negócio.

As melhores soluções para colocar em prática

Uma maneira inteligente de ampliar o portfólio de cursos da sua escola é considerar o licenciamento como modalidade de negócio.

Optando por esse formato, você estará investindo num modelo de ensino fácil de implementar e de alta lucratividade.

Hoje há soluções no mercado totalmente digitais que permitem oportunizar cursos que promovem o aprendizado de novas habilidades pessoais para seus atuais alunos e outros potenciais clientes.

É possível otimizar resultados para o negócio com material didático sob encomenda e plataformas interativas on-line para fortalecer o modelo de educação a distância (EAD).

Essas soluções também têm operação de baixa complexidade, requerem baixo investimento e, em contrapartida, têm potencial de alto retorno financeiro.

Todas essas são qualidades que trazem segurança, estabilidade, credibilidade e inúmeras outras vantagens para o negócio.

Agora que você já sabe das melhores estratégias para diversificar a oferta de cursos, conheça o portfólio de cursos essenciais para ter no seu polo educacional!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA A ESCOLA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ