Seu polo educacional tem um diferencial competitivo?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Em setores como o da educação, com tantos players e novos entrantes, ter um diferencial competitivo para o polo educacional é crucial.

É este fator que pode contribuir para manter o sucesso do empreendimento, atingir os objetivos financeiros e tornar menos oneroso captar e reter alunos. Ele também pode ajudar a construir uma reputação única no mercado.

Em resumo, um diferencial perante a concorrência é a grande força do negócio.

Continue a leitura e compreenda mais sobre como seu polo educacional pode adotar essa abordagem e conquistar melhores resultados.

O que é diferencial competitivo?

Em linhas gerais, é uma espécie de atributo que permite a uma empresa superar seus concorrentes e alcançar margens superiores. Como resultado, há geração de valor para o negócio e conquista-se, também, a preferência de seu público de interesse. 

De forma prática, o diferencial competitivo é o que faz um aluno escolher seu polo educacional e não outro. É o que gera uma vantagem para sua empresa diante de seus pares de mercado.

O diferencial competitivo pode estar em diversos pontos, incluindo marca, propriedade intelectual e atendimento ao cliente.

Na prática, por que é importante ter diferencial competitivo?

O diferencial competitivo distingue seu polo educacional dos concorrentes. Por meio de um diferencial consistente, é possível obter melhores margens de lucro, captar alunos mais facilmente e mantê-los fidelizados à sua empresa.

Sem o diferencial, sua escola não se destaca na mente e na preferência dos alunos e você fica mais suscetível a entrar em uma guerra de preços para manter as portas abertas. E, convenhamos, isso não será sustentável no longo prazo.

Portanto, o crescimento, a escalabilidade e o equilíbrio financeiro são resultados que podem ser efetivados a partir de um sólido diferencial competitivo em seu polo educacional. 

Dicas para seu polo educacional obter diferencial competitivo

Há diversas estratégias e ações que contribuem para se criar e fortalecer diferenciais competitivos. Veja algumas ideias para seu polo:

Entenda seu público

Se você quer ser relevante e satisfazer problemas de seu público de interesse, é importante compreendê-lo. Por exemplo, os alunos de seu polo podem ser adultos em busca de progressão de carreira ou, mesmo, que estão ingressando no mercado de trabalho.

Se você oferece cursos de informática, já pensou em oferecer também de idiomas ou de outras habilidades que sejam valorizadas para aumentar a empregabilidade?

Ser o polo que oferece as oportunidades de aquisição de habilidades que esse público precisa pode se tornar um grande diferencial competitivo para seu negócio. 

Invista em sua marca

Um dos grandes diferenciadores entre empresas é o valor e a força da sua marca. Uma marca bem gerenciada e reconhecida torna-se uma aliada valiosa para manter sempre o fluxo de alunos para suas soluções educacionais atuais e futuras. 

Assim, crie uma marca e sua identidade visual e reforce-a em meio à sua comunidade. Associe sua marca a causas e valores compartilhados por seu público.

Gerencie ativamente seu portfólio de cursos

Seu portfólio de soluções educacionais não deve ser algo estático. Precisa estar sempre sendo avaliado e revisto.

Ofereça as soluções que seu público precisa e anteveja oportunidades de aquisição de habilidades importantes - com isso, você utilizará seu catálogo não apenas para se diferenciar, como também para capitalizar ainda mais essa diferenciação.

Planeje a jornada de aluno e ex-alunos

Para ter um diferencial competitivo agora e no futuro, pense com cuidado em como oferecer uma jornada de desenvolvimento completa para seus alunos.

Você pode pensar sob o prisma do conceito Lifelong Learning - isso é, fornecendo apoio para sua jornada de aprendizado ao longo da vida.

Por exemplo, um aluno que se matricula no inglês na infância poderá se interessar em aprender espanhol na adolescência ou em começar a desenvolver suas habilidades para o mercado de trabalho em diferentes cursos livres. Como sua escola pode atendê-lo nessas diferentes fases? 

Projete deliberadamente uma experiência duradoura e envolvente e obtenha um diferencial competitivo valioso.

Melhore seus processos internos e inove

Desafie a inércia e as formas ineficientes de trabalhar que sufocam a inovação. Desenvolva processos inteligentes que melhorem a capacidade de resposta e reduzam o tempo de lançamento de novas soluções educacionais.

Ainda, pense em como utilizar a tecnologia para inovar e fornecer uma experiência melhor para seus alunos. Hoje, as pessoas têm expectativas de entrega de serviço mais personalizado e ágil. Sua escola consegue oferecer isso?

Utilize tecnologias para aprimorar sua eficácia operacional e a qualidade da entrega - tanto de soluções educacionais, oferecendo cursos interativos, quanto do atendimento ao cliente. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS