O Brasil é considerado um país de empreendedores. A cada ano, milhares de pessoas de diferentes perfis, classes sociais e diversas faixas etárias decidem abrir o próprio negócio.
Porém, investir em um licenciamento de marca é uma forma de não apenas tornar esse sonho realidade, como também de comercializar produtos e serviços de uma marca já reconhecida no mercado.Com isso, o investidor encurta o caminho até o sucesso e reduz os riscos de começar um negócio do zero. Afinal, esse formato de negócio costuma oferecer mais segurança aos empreendedores, seja por meio do suporte ou do compartilhamento de know-how de uma grande empresa.
No segmento de educação, por exemplo, oferecer um método de aquisição de habilidades já estabelecido agrega maior credibilidade e atratividade para a captação e retenção de alunos. E isso é fundamental para desenvolver um polo educacional competitivo e rentável.
No artigo de hoje, apresentaremos algumas informações a respeito de como é investir em um licenciamento de marca para rentabilizar seu negócio. Acompanhe a seguir!
O que é licenciamento de marca?
O licenciamento de marcas é uma opção para o empreendedor que deseja ter o nome de uma grande empresa atrelado ao seu, mas sem perder a autonomia na administração do seu próprio negócio.
Nessa modalidade, o licenciador concede ao empresário o direito de usar a “bandeira” da marca na fachada. Isso permite que produtos e serviços próprios também sejam comercializados junto aos licenciados, desde que tenham relação à atividade-fim da empresa.
Por isso, o empreendedor que já possui um polo educacional apenas adquire o direito de vender os produtos e serviços de uma determinada marca, podendo personalizar o negócio conforme a sua realidade local. Além disso, ele recebe um auxílio que vai além dos materiais didáticos, incluindo treinamentos, campanhas de publicidade, suporte comercial, administrativo e pedagógico, por exemplo.
Fazer parte de uma grande rede por meio do licenciamento permite ainda que o empreendedor usufrua de uma grande oportunidade de lucratividade, segurança, estabilidade e credibilidade no mundo dos negócios.
Principais características do licenciamento de marca
O licenciamento de marca vai muito além da comercialização de um produto: é um compromisso no qual o empreendedor assume a tarefa de oferecer a mesma emoção, experiência e percepção de qualidade que a marca licenciadora desperta em cada cliente.
Trata-se também de um ato contratual, por meio do qual o licenciador arrenda os direitos de uma propriedade intelectual já protegida.
No entanto, embora a empresa matriz estabeleça diretrizes para a comercialização, o empreendedor tem autonomia na gestão da unidade licenciada e tem liberdade criativa para operá-la e fazer as mudanças que achar necessárias.
Conclusão
Ao decidir investir em um licenciamento de marca, é importante apostar em uma marca forte, de fácil implementação e de alta lucratividade. Por isso, considere apostar em um modelo de negócio relevante no contexto atual da sociedade e que preze pelo desenvolvimento de habilidades que acompanhem as pessoas por toda a vida, fornecendo oportunidades contínuas de negócio.
E você, já conhecia o modelo de licenciamento de marca? Quer saber mais a respeito? Então não deixe de ler também os outros artigos do blog. Até a próxima!