Vantagens de ser um licenciado

Tempo de Leitura: 3 minutos

Já há um bom tempo, o modelo de licenciamento vem sendo utilizado em vários países do mundo com bastante sucesso. Isto porque, este tipo de negócio é de alta rentabilidade e fácil implementação. Ficou interessado? Vamos explicar a seguir algumas outras vantagens de ser um licenciado!

O licenciamento é um modelo de negócio de baixa complexidade de implantação. Por isso, no Brasil, muitos segmentos adotam o licenciamento de marca. Assim, já existem no mercado várias atividades e diversas opções de tipos de propriedades licenciadas.

Trata-se de uma gama tão grande de produtos e serviços que muitos empreendedores até têm dificuldade de definir onde vão apostar suas fichas. Veja alguns exemplos de áreas onde existem licenciamentos de marca:


  • Perfumaria;
  • Comida;
  • Escolas;
  • Moda;
  • Finanças;
  • Café;
  • Estética;
  • Veterinária;
  • Chocolates;
  • Calçados;
  • Aluguel de automóveis;
  • Sanduíches;
  • Saúde;
  • Bem-estar;
  • Móveis;
  • Decoração;
  • Imóveis;
  • Sorvetes;
  • Bolos;
  • Ótica;
  • Barbearia;
  • Pipoca;
  • Cuidados com idosos;
  • Brigadeiros;
E por aí vai! No entanto, um dos setores mais promissores é aquele que envolve os soluções educacionais. Mas chega de introdução, não é mesmo? Vamos agora ver os benefícios de ser um licenciado. 

9 Vantagens de ser um licenciado

Confira nossa lista e descubra as ótimas perspectivas que este tipo de negócio oferece. E o que é melhor: mesmo em tempos de crise!

1. Maior independência

Quando decide investir em um licenciamento, o empreendedor compra o direito de usar o nome da marca, comercializando seus produtos e/ou serviços. Por isso, o licenciamento garante que a gestão do empreendimento possa ser feita com mais autonomia e liberdade do que em outros modelos de negócio. Neste caso, você tem algumas facilidades e flexibilidades que somente são possíveis sendo licenciado.

2. Público-alvo

Ao se tornar um licenciado, o empreendedor pode definir e ajustar o perfil do seu público-alvo. E este é um diferencial importante. Afinal, quando há uma padronização rígida, o processo de configuração sobre quem você quer alcançar com seu negócio também é mais engessado.

3. Investimento que cabe no seu bolso

O custo de um licenciamento geralmente é baixo. Ou seja, o tamanho do investimento também compensa. Assim, você atua com uma marca que conta com determinada previsão de rentabilidade, porém sem gastar muito. Além disso, o licenciamento, na maioria das vezes, oferece condições especiais para pagamento e menos taxas.

4. Reconhecimento

O fato da marca licenciada já estar consolidada no mercado é sinônimo de reconhecimento instantâneo por parte dos clientes. Assim, a associação entre seu negócio e os valores da marca, incluindo a emoção que ela representa para as pessoas, é imediata. E isso diminui o tempo gasto na atração de consumidores.

5. Segurança

Ser licenciado é seguro. O licenciamento é feito por meio de um contrato comercial de transferência de know-how, no qual se passa ao licenciado os produtos e serviços já desenvolvidos.

6. Credibilidade e qualidade

Trabalhar com uma marca própria no âmbito da educação exige formação e habilidades bastante específicas. E, também, domínio sobre gestão escolar. Porém, sendo licenciado, você já recebe a metodologia de ensino pronta, além de contar com uma marca forte e reconhecida. E, assim, tem mais facilidade para conquistar credibilidade e qualidade.

7. Expansão e ganhos em escala

Se, por ventura, você já tenha experiência com educação e queira apenas agregar ainda mais valor a um estabelecimento de ensino existente, ao obter um licenciamento, você também ganha o direito de vender outros serviços. Ou abrir novas unidades, como forma de expansão dos seus lucros.

Neste caso, além de todo suporte pedagógico, administrativo e comercial, passa a utilizar materiais didáticos de qualidade. Pense nisso!

8. Capacitação

O licenciado tem, ainda, treinamento para si e para o time que se envolver diretamente no projeto. É outra vantagem para a capacitação profissional do gestor e o fortalecimento da sua equipe.

9. Retorno financeiro

Essa costuma ser uma preocupação da maioria dos investidores. No entanto, o retorno financeiro costuma ser ainda mais rápido quando você utiliza a bandeira de uma grande rede e um produto ou serviço já conhecido pelo público. Além disso, o licenciamento não exige uma taxa de adesão à marca.

Está convencido de que o licenciamento oferece inúmeros pontos positivos? Então leia mais sobre como investir em um licenciamento de marca!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS